Para a Psicologia, a depressão alimenta-se em excesso do passado, já a ansiedade e stress sobrevivem a excesso de futuro. O ideal? Viver no aqui e agora, desfrutando a vida no momento em que ela acontece procurando não controlar nada sobre o futuro.
Parece fácil, mas não é. Este equilíbrio é bastante desafiante, seja porque o passado nos traumatizou, seja porque a incerteza do futuro é algo que nos angustia.
Enquanto terapeuta procuro sempre trazer o passado às sessões. O passado foi o que nos trouxe aqui. Houve certamente momentos dolorosos mas também momentos felizes. Gosto de olhar para o passado como o Farol, que nos pode mostrar a clareza no caminho que escolhemos, na forma como decidimos estar aqui.
É com base nas nossas experiências que tomamos decisões. Muitas vezes tomamos estas decisões a um nível inconsciente. O truque é trazer luz a esta consciência e conseguir agir consoante assim o decidirmos. É aqui que o passado nos guia.
Podemos afastar-nos daquilo que nos magoou, podemos repetir aquilo com que nos sentimos alinhados. Usemos o nosso passado como uma aprendizagem, como uma luz para o que queremos para o futuro.
Ignorar o que nos trouxe aqui não resolve, não cura, não sara. Podemos escolher olhar para o que nos magoou e deixar sarar, ou podemos continuar agarrados à dor. Está nas nossas mãos fazer diferente. É fácil? Não. Mas é possível!
Se quiseres companhia nesse caminho agenda agora a tua sessão!